Não basta falar bem. O importante é ter discernimento para falar a coisa certa, com clareza, objetividade e transparência, no momento certo, para a pessoa certa, seja ela um cliente ou um companheiro de trabalho.
A Machado Vieira Engenharia permanece focada na importância da comunicação com seus públicos interno e externo. Para isso, vem aprimorando a performance de funcionários dos setores administrativos e dos canteiros de obras. Iniciado em outubro de 2022, o Workshop de Oratória, ministrado pela empresa Juliana Salóes Comunicação e Oratória, está preparando a segunda turma, com término das aulas previsto para o mês de setembro. Até lá, cerca de 20 funcionários da MV já estarão amplamente capacitados e treinados, servindo de parâmetros para seus colegas.
“Percebemos que a MV se preocupa bastante com o nível de comunicação entre seus funcionários e destes com os parceiros da Empresa. Isso é muito bom porque o setor da construção civil é tenso por natureza, em função de cronogramas apertados, que acabam gerando atrasos na entrega de materiais e na execução de determinados serviços. O curso trabalha intensamente a questão da argumentação sob pressão. Ou seja, ensina como
os funcionários devem se comportar diante de situações extremas, refletindo antes de agir, falando de forma correta, evitando ruídos, mal-entendidos e até conflitos” – explica a professora Juliana Salóes.
O curso é realizado em quatro aulas quinzenais, com três horas de duração cada uma. Acontecem na sede da Empresa, no auditório do edifício Fusion, em Jacarepaguá. Os alunos aprendem a manter o equilíbrio, recebem noções de
expressão corporal, entonação de voz e como devem se comportar diante de um público exigente e impositivo.
“Quem fala bem se destaca, é lembrado, vende melhor, se comunica melhor e sabe expressar aquilo que sente. Falar bem não é apenas saber como usar a voz; com a expressão corporal também nos comunicamos. Falar bem nunca sairá de moda.”
(Juliana Salóes, Professora de Oratória)
O que a turma está achando das aulas
Mudei até em casa
Este curso é fundamental para todos nós, para que aprendamos a lidar com situações difíceis em nosso ambiente de trabalho, com nossos clientes, ensinando-os a pensar antes de dar uma resposta. O curso possibilita até que sejamos uma pessoa melhor no ambiente doméstico. Aprendi que quando uma pessoa nos agride com palavras, devemos dar um passo atrás, respirar fundo, para retomar o caminho de uma conversa saudável. A que está agredindo acaba se sentindo desarmada. Talvez esteja atravessando um estresse maior que o nosso.
(Sebastião Ferreira Carvalho – Supervisor de Obras – Aluno da 1ª Turma)
APRENDI A OUVIR TAMBÉM
Eu andava muito estressado, me aborrecia com tudo, e em várias vezes perdi a esportiva. Depois das aulas, mudei bastante. Paro para pensar, avaliar a situação, analisar as pessoas. Hoje, me sinto uma pessoa diferente e fico satisfeito, pois vejo que os colegas também reconhecem a minha mudança. Eu só falava gritando, tenso. Com os ensinamentos aprendi a falar de outro jeito, sempre com muito respeito aos clientes e aos companheiros. Eu vinha tentando mudar há muito tempo, mas não sabia como. O curso foi fundamental.
(Elias Ferreira da Silva – Supervisor de Obras – 1ª Turma)
NÃO GOSTAVA DA MINHA VOZ
Tinha muita dificuldade de falar em público e de me expressar, normalmente, pois não gostava de minha voz. A professora nos ensinou algumas técnicas que, em pouco tempo, consegui superar as dificuldades. Outra coisa importante foi aprender a controlar os nervos porque, em determinados momentos, são tantas cobranças, que é difícil manter o equilíbrio. Qiuase sempre, estamos em nível de estresse e precisamos saber lidar com isso. Agora, aprendemos a passar tranquilidade para os clientes também. E, com mais calma, é muito mais fácil de encontrarmos as soluções.
(Manoela Freitas da Silva Guerra – Gerente Administrativa – 1ª Turma)
NÃO PODE TER RUÍDO
Na nossa área de trabalho, a segurança do trabalho, é da maior importância que saibamos nos fazer entender nos treinamentos e palestras, para que os colegas absorvam as instruções corretas, sem dúvidas, sem ruídos. Precisamos nos comunicar de forma clara e objetiva para que a informação não gere dúvidas a quem esteja ouvindo. É importante que falemos a mesma coisa, sem informações truncadas, para que a compreensão seja única. A norma de segurança da Machado Vieira é uma só e é da maior importância para que todos estejamos sintonizados com ela.
(Stephanie da Silva Faria – Segurança do Trabalho – 2ª Turma)
UMA HABILIDADE NECESSÁRIA
Estou achando muito interessante o workshop, treinando e exercitando a comunicação dos funcionários, uma habilidade necessária em qualquer área de trabalho, principalmente para os que mantém contato com os clientes externos. E eu me comunico mais com este público, exercitando uma forma de tratá-lo com cordialidade e educação, estabelecendo um canal de comunicação sadio. (Paula Machado Vieira – Administração, Orçamento – 2ª Turma)
APROVEITAMENTO SERÁ MELHOR
Buscamos sempre uma forma melhor de os trabalhadores do campo entenderem a melhor maneira de atuar com segurança. O curso é uma iniciativa muito boa. Nos ensina a transmitir informações sobre termos técnicos de forma que os profissionais dos canteiros de obras entendam nosso objetivo. O curso vai nos ajudar ainda mais a transmitir nossos
conhecimentos com segurança e a certeza deles terão um amplo aproveitamento. Não existe produção sem segurança. (Nara Ribeiro – técnica de segurança do trabalho – 2ª Turma)
SEM NARIZ EMPINADO
É uma forma de aprimorar a comunicação da Empresa de uma forma geral, resolvendo com facilidade problemas que não eram entendidos anteriormente. Achei muito interessante também a questão da expressão corporal, no pronunciamento em público. A posição da cabeça, por exemplo. Falar com o queixo para cima dá uma conotação de autoritarismo e
distanciamento. Assim como falar olhando para o chão, dá a impressão de que desprezamos a atenção do público.
(Pedro Machado Vieira – Colaborador – 2ª Turma)
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