Maior qualidade do produto final e melhor preço para o cliente. Estes dois fatores levaram a Machado Vieira Engenharia a investir na produção de formas de madeira e escoramentos metálicos. 

– A forma já sai pronta de nosso centro de produção, em Olaria. Isso evita a necessidade de cortes no canteiro de obras, o que possibilita o máximo aproveitamento de chapas, compensados e sarrafos, e, consequentemente, gera o mínimo de resíduos – explica o engenheiro Danilo Reis, responsável pelo Centro de Produção de Formas e Escoramentos da MV. E complementa: – A qualidade da forma pronta é bem superior àquelas que são cortadas e montadas nas limitações do canteiro de obras.

Outra vantagem da forma pronta é a fixação de padrões, respeitando o espaçamento entre sarrafos, de acordo com as dimensões das vigas e pilares. 

– Tudo é detalhadamente calculado em cada projeto, eliminando a possibilidade de erros, e garantindo a qualidade de toda a estrutura – afirma Danilo.

O encarregado José Maciel Oliveira explica que as medidas das formas são calculadas dentro das características de cada projeto – Foto MV – Leo Queiroz

Tudo é calculado antes de seguir para a obra

A maioria das formas é fabricada com chapas compensadas plastificadas, cuja espessura varia conforme a utilização, com maior ou menor número de lâminas (camadas de pinus coladas) de acordo com a finalidade. Todos esses fatores são analisados e calculados, segundo as características do projeto. Os compensados são de pinus ou pinus/eucalipto, madeiras de reflorestamento, compradas em Porto União, Santa Catarina, onde existem várias indústrias especializadas nesse tipo de material. Os sarrafos também vêm da Região Sul e são do mesmo tipo de madeira (pinus).

No Centro de Produção de Olaria são fabricados pilares, vigas, garfos, formas padronizadas e diferenciadas – estas projetadas sob medidas especiais, para casos especiais – como as formas em arco, por exemplo. Todos esses estudos são elaborados no próprio Centro de Olaria, informa o encarregado José Maciel Lima Oliveira. 

Além das formas, a Machado Vieira engloba no seu preço final, por metro quadrado de forma, a locação de escoramentos metálicos – agora também produzidos pela Empresa, na unidade de Bonsucesso.

As formas já saem prontas do Centro de Produção de Olaria

 

Matérias relacionadas:

Empreendimento da Cury Engenharia dá vida nova à Zona Portuária e arredores

Atenção total para o trabalho em altura