A conquista da categoria é garantida em lei estadual e também na convenção coletiva de trabalho: não haverá trabalho nesta segunda-feira, 16 de outubro.

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) foi criado com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a qualidade de vida daqueles que trabalham na indústria da construção. Realizado, simultaneamente, em diversos estados brasileiros, é um dia para os trabalhadores e seus familiares desfrutarem de atividades de lazer, saúde, educação e cidadania.

O DNCS acontece, desde 2007, como parte das ações de Responsabilidade Social do Fórum de Ação e Cidadania (FASC), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em 2009, a iniciativa ganhou o reforço do Seconci-Rio e do Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio).

O Mosteiro da Luz, em São Paulo, uma obra de 48 anos comandada por Frei Galvão – Foto: Divulgação

 

Frei Galvão, o santo construtor

Considerado o Padroeiro da Construção Civil no Brasil, Frei Galvão foi o primeiro santo brasileiro a ser canonizado pelo Vaticano, há 15 anos. Nasceu em 1739, em Guaratinguetá, interior de São Paulo, e iniciou sua vida religiosa aos 13 anos, quando foi estudar no Seminário dos Padres Jesuítas, na Bahia. Dedicou toda a vida à caridade e à missão de disseminar a Palavra de Deus junto aos necessitados.

Em 2 de Fevereiro de 1774, fundou, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito Santo, o Recolhimento de Nossa Senhora da Luz, hoje conhecido como Mosteiro da Luz, em São Paulo. Acompanhou a construção passo a passo, como diretor e arquiteto, muitas vezes juntando-se aos operários para ajudá-los. Dedicou 48 anos de sua vida à construção do Mosteiro – motivo de ter sido elevado a padroeiro de engenheiros, arquitetos e operários brasileiros.

A Família MV descansa nesta segunda-feira. Dia da Construção Civil – Foto MV/ Diogo Shufler

 

O dia é nosso!

Hoje é um dia para o trabalhador se concentrar em outras metas. A mais importante, fortalecer o convívio com os familiares, principalmente com as crianças e os jovens, cada vez mais exigidos pelas tarefas escolares, assim como os seus pais, pelos compromissos profissionais. É dia de relaxar, brincar, cantar, sorrir e fazer tudo o que a família tem direito.

É um dia para a Família Machado Vieira recuperar o fôlego. E voltar com energia e ânimo redobrados para, a partir de terça-feira, se concentrar nos cronogramas das próximas semanas, para que tenhamos um final de ano ainda mais promissor. Se Deus quiser!

É um dia também para abraçarmos nossos parceiros, afinarmos a sintonia e selar o compromisso de encerrar 2023 com chave de ouro, ajudando a consolidar a recuperação do setor; e o orgulho de ver a construção civil voltando a ocupar um patamar de destaque na economia do País!

Paulo Vieira / Diretor-Executivo da Machado Vieira Engenharia

 

Leia também:

Construção Civil movimentará R$ 796, 4 bilhões até 2026

Bê-a-bá para ficar na ponta da língua