Uma cidade inteiramente construída de madeira, com 7 mil escritórios e 2 mil apartamentos, misturando locais de trabalho, residências, restaurantes e comércio, num espaço de 250 mil metros quadrados. “Uma cidade de cinco minutos” – anuncia a incorporadora imobiliária Atrium Ljungberg, desenvolvedora do mega empreendimento. Informa que todos os prédios foram projetados para ficar a cinco minutos, a pé, um do outro.
O que parece cenário de filme de ficção começa a virar realidade, pois a Stockholm Wood City já saiu do papel e será construída em Sickla, um bairro de Estocolmo, Suécia, que abriga mais de 400 empresas. Já é considerada a maior cidade de madeira do mundo!
O projeto gera polêmica. A madeira tem sido defendida como uma alternativa sustentável ao concreto e ao aço. Outros argumentam o grande risco de incêndios. A madeira é defendida como um grande sumidouro de carbono, porém o seu uso em grande escala exige um grande esforço para o plantio de florestas, evitando o desmatamento. (Fonte: CNN)