Machado Vieira Engenharia dá suporte na construção de 4.500 unidades residenciais
Esquecida durante décadas, a Zona Portuária do Rio de Janeiro, compreendida pelos bairros de Santo Cristo, Saúde e Gamboa, receberá nos próximos cinco anos uma massa de 20 mil novos moradores. Estas pessoas compõem as famílias que estão comprando as 4.500 unidades residenciais que estão sendo lançadas na região.
Desse total, já foram vendidos quase 95% dos apartamentos de um, dois e três quartos, situados nas proximidades da Baía de Guanabara e a poucos minutos do Centro. O projeto conta com aportes financeiros do Governo Federal, através da Caixa Econômica, e da Prefeitura do Rio.
![](http://www.machadovieira.com.br/wp-content/uploads/2023/08/MV-Engenharia-Cury-David-Nonno-2.jpg)
David Nonno, Gerente Geral da Cury no Rio, antecipa como será a nova Zona Portuária dentro de cinco anos – Fotos MV/ Diogo Shufler
Para atender às futuras demandas da população local, o Projeto também prevê uma estrutura integrada de transportes urbanos, além da construção de supermercado, lojas e salas comerciais, hospitais e estabelecimentos de ensino. Contará, em seu entorno, com os atrativos do corredor turístico que envolve os Museus do Amanhã e de Arte do Rio, na Praça Mauá, o Corredor Olímpico, o AquaRio, a roda-gigante Yup Star e a Cidade do Samba.
Para informar detalhes de como está se processando a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, a equipe de MV e Você visitou o escritório de obras de um desses empreendimentos, no Rio Energy, no Santo Cristo, para ouvir três gestores da Cury Engenharia. Os engenheiros David Nonno, Gerente Geral do Escritório de Obras da Cury no Rio de Janeiro; Luíz Cláudio Maia e Rafael Fernandes, Gerentes de Obras, contaram outras novidades também. Assista vídeo com as entrevistas:
Chegou a vez de São Cristóvão!
Nonno explica que o êxito foi tão grande que a Prefeitura do Rio ampliará o anel urbano da Zona Portuária até o bairro imperial de São Cristóvão, espelhando empreendimentos residenciais e comerciais onde existem grandes terrenos ociosos, incluindo os de indústrias desativadas.
Maia revelou que, em breve, depois de mais de 50 anos de estagnação, a Av. Presidente Vargas ganhará um empreendimento residencial, respeitando os padrões arquitetônicos do Centro. O “Vargas” ficará no no 1140 da Avenida, a poucos metros da estação do metrô.
![](http://www.machadovieira.com.br/wp-content/uploads/2023/08/MV-Engenharia-Cury-Luis-Claudio-Maia-3.jpg)
Luís Cláudio Maia, Gerente de Obras, anuncia um novo empreendimento residencial para a Av. Presidente Vargas, após meio século
Segundo David Nonno, a experiência da Machado Vieira na técnica de construção reticulada, compondo o embasamento dos empreendimentos com garagens e equipamento comercial, foi de grande ajuda. Explicou que a Cury, especializada em projetos residenciais, conseguiu assim o suporte necessário para realizar bons negócios e investir na aquisição de novos terrenos. Adiantou que novos empreendimentos serão instalados no Centro e em São Cristóvão.
![](http://www.machadovieira.com.br/wp-content/uploads/2023/08/MV-Engenharia-Cury-Raphael-Fernandes-4.jpg)
O gerente de Obras Rafael Fernandes comentou sobre as responsabilidades fiscais, ambientais e sociais da parceria Cury-MV
Alinhamento perfeito
Para que exista um entrosamento ainda maior na parceria Cury-Machado Vieira, o gerente Rafael Fernandes destaca a preocupação com a sustentabilidade, os cuidados com o meio ambiente, a responsabilidade fiscal, e a importância da inclusão da mão-de-obra feminina e, de forma mais ampla, segurança, respeito e dignidade no tratamento dos colaboradores nos canteiros de obras.
![](http://www.machadovieira.com.br/wp-content/uploads/2023/08/MV-Engenharia-Cury-Zona-Portuaria-5.jpg)
As obras continuam em ritmo acelerado para a conclusão de 3.500 apartamentos até meados de 2024
Veja, na íntegra, as entrevistas dos três engenheiros da Cury Engenharia:
DAVID NONNO, Gerente Geral:
“Este é o melhor projeto da Cury em 60 anos de existência˜
LUÍZ CLÁUDIO MAIA, Gerente de Obras:
“Além de residências e comércio, a Zona Portuária também ganhará Universidades de Tecnologia”.
RAFAEL FERNANDES, Gerente de Obras:
Matérias relacionadas:
Formas e escoramentos: o diferencial da qualidade Machado Vieira
Atenção total para o trabalho em altura