O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou que a  peruana Martha Pomasonco foi a ganhadora da bolsa de estudos RIBA Norman Foster – 2023 em reconhecimento ao projeto de sua autoria, intitulado “Barrios Mejorados”.

A pesquisa que conquistou o júri investigará o impacto dos mais bem-sucedidos programas de melhoria nos assentamentos informais aplicados em alguns países latino-americanos a fim de encontrar lições de projeto relacionadas à sustentabilidade social e ambiental. 

Sua investigação parte da ideia de que 80% da população da América Latina vive em cidades, o que a torna a região mais urbanizada do planeta. Dessa porcentagem, no entanto, estima-se que 15% vivam em assentamentos informais caracterizados principalmente pela infraestrutura inadequada e baixa qualidade de vida. Por este motivo, nos últimos 30 anos, diferentes programas de melhoria foram aplicados tendo como fator chave para seu sucesso a participação dos cidadãos em todas as etapas de projeto.

Entre os projetos inovadores que beneficiam populações sediadas em comunidades das regiões periféricas das grandes cidades da América do Sul, a estudante vem pesquisando o Proyecto Urbano Integral (PUI), de Medelin. Colômbia; o Favela-Bairro, do Rio de Janeiro, Brasil; e o Barrio Mio, em Lima, Peru. (Fonte: ArchDaily)

Teleféricos na periferia de Medelin (no alto) e esforço comunitário em Lima são dois modelos estudados por Marta – Archdaily

 

Veja também:

A maior cidade de madeira do planeta

A arte não tem preço